Urbe_Mostra de Arte Pública

URBE

O URBE se apresenta como uma plataforma perene de criação, pesquisa e organização que promove reflexões nos campos da arte, da cidade, da arquitetura e do urbanismo. Seu propósito é dar outros sentidos para a ocupação do espaço público, apresentando trabalhos, conceitos inovadores e fornecendo uma perspectiva transversal de arte pública, harmonizada com o território e as formas de perceber a cidade.
www.urbe.org.br

 

A MOSTRA DE ARTE PÚBLICA

Com duas edições já realizadas, uma em 2012 no Centro de São Paulo, e outra em 2016 no Bom Retiro, a Mostra de Arte Pública apresenta trabalhos de artistas brasileiros e estrangeiros por meio de obras criadas para um espaço geográfico específico e na escala da cidade, com o objetivo de atrair a atenção coletiva, gerar reflexões sobre o direito à cidade, debater novas formas de ocupação do espaço público e exercitar possibilidades de interação tecnológica entre cidade e indivíduo.

 

CONVERSAS E PERCURSOS

Conversas e Percursos teve o objetivo de trazer para o público interessado no complexo arte-cidade-arquitetura as temáticas que surgiram no trabalho de pesquisa para a 2ª edição da Urbe_Mostra de Arte Pública realizada durante o ano de 2016 no Bairro do Bom Retiro em São Paulo, complementando a experiência e amplificando o entendimento sobre a temática da Mostra.
O processo deu origem as bases para a construção da plataforma Urbe que é sustentada por uma rede de relações entre artistas, instituições, comunidade acadêmica, governo e setor privado.

voltar